Guarulhos

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um balanço do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro 2011 acabou. E este foi marcado por ser um dos mais disputados desde 2003, quando se iniciou a era pontos corridos. Não por méritos, mas sim por incompetência dos clubes que estavam disputando a ponta da tabela. Pois até nos jogos de líderes contra lanternas não se sabia quem iria sair com a vitória. Clubes como, Corinthians, Flamengo, Botafogo e São Paulo oscilaram muito perdendo pontos para times pequenos e viram seus rivais encostarem. Mas o time que teve mais equilíbrio e se manteve por mais rodadas em 1º lugar, mereceu o título e foi campeão. Na parte de baixo da tabela sem muitas surpresas. América, Avaí e Ceará e Atlético - PR mesmo tirando pontos importantes de clubes grandes não agüentaram a pressão e foram rebaixados. 

  LIBERTADORES

O pentacampeão Sport Club Corinthians Paulista começou o campeonato arrasador. Nos dez primeiros jogos disputados, empatou o primeiro e ganhou os outros nove. E graças a essa grande arrancada no início da competição o time conseguiu se manter entre o primeiros colocados, obteve equilíbrio no campeonato e sagrou-se campeão brasileiro pela 5º vez. 

O Vasco da Gama, segundo colocado. Foi regular na competição. Durante a Copa do Brasil e o campeonato brasileiro o técnico Ricardo Gomes sofreu de um acidente vascular cerebral. Cristovão Borges assumiu o comando da equipe. O time ganhou forças e motivação, foi campeão da Copa do Brasil e embalou no campeonato brasileiro encostando no Corinthians, brigou até a última rodada pelo campeonato mas terminou como vice-campeão.
Fluminense, do vice-artilheiro Fred. Se existisse apenas o 2º turno neste campeonato, o Fluminense seria bicampeão brasileiro, pois foi o melhor time da 2º parte do campeonato. Iniciou a competição entre vitórias e derrotas. Na virada do 1º turno estava na parte do meio da tabela. Fred resolveu voltar a jogar futebol, fazer seus gols, teve uma boa sequência na equipe e liderou o time no 2º turno, levando o Fluminense à Taça libertadores da América e ao 3º lugar na competição. 


O Flamengo foi o time que mais vezes brigou com o Corinthians pela 1º colocação, mas apenas na primeira rodada esteve em 1º lugar quando aplicou uma goleada de 4x0 sobre o Avaí. Foi o segundo time que mais empatou no campeonato, só perdendo para o Palmeiras. Teve uma boa sequência de vitórias da metade ao fim do 1º turno. Mas o desempenho da equipe baixou no 2º turno ficando entre a 6º e a 4º colocação até a última rodada, classificando-se para a Libertadores.
A última vaga da Libertadores ficou o Internacional, um dos times mais cotados para ganhar o título. Ficou na parte do meio da tabela durante todo o campeonato. Das 4 últimas rodadas ganhou 3, inclusive o clássico contra o rival Grêmio e conseguiu a última vaga na Libertadores por apenas um ponto de diferença.  

SUL-AMERICANA

O São Paulo com o Bonde dos Moleques Zicas (nome dado ao bonde dos garotos do São Paulo) ganhou os cinco primeiros jogos do brasileirão com um time formado apenas por jovens e foi líder por quatro rodadas. Após a goleada tomada pelo arquirrival Corinthians, o time desandou na tabela, perdeu a liderança para o rival, se manteve entre a 2º e 3º colocação durante todo o 1º turno. Mesmo com a turbulência na equipe e as excessivas trocas de técnicos, brigou pelo título até a 35º rodada quando perdeu para o Atlético –PR. Afastou-se do lideres na competição. Perdeu as forças. Caiu de posição na tabela e não conseguiu se classificar para Libertadores.


Do 7º colocado Figueirense até o 14º Bahia, tivemos algumas surpresas. Figueirense e Coritiba, mesmo sem estrutura brigaram pela classificação na Libertadores até a última rodada. Destaque para o Figueirense do técnico Jorginho que organizou a equipe e o time teve o seu melhor desempenho na história dos campeonatos brasileiros.


E uma das maiores surpresas ficou por conta do times mineiros, principalmente o Cruzeiro que foi campeão mineiro, foi o melhor time da primeira fase da taça libertadores e era um dos time cotados para brigar pelo título nacional. Foi ruim no campeonato e brigou a maior parte da competição para na cair para a segunda divisão. Livrou-se na última rodada quando aplicou uma goleada no seu rival Atlético –MG. Outro que brigou para não cair. Ambos não se classificaram para a Sul-Americana.




REBAIXADOS


Nas 38 rodadas do campeonato, o Atlético – PR não conseguiu sair nenhuma vez da zona de rebaixamento. Assim, não escapou, brigou até a última rodada para não cair, mas não teve jeito.


Um pouco melhor que o time paranaense na tabela durante o campeonato o Ceará também não encontrou forças para ficar na série A e voltou para a segunda divisão.

No seu primeiro ano na divisão de elite do brasileirão o América - MG não surpreendeu ninguém. Tirou pontos de times que estavam disputando o título, mas por 22 rodadas esteve na lanterna do campeonato e terminou na 19º colocação, caindo para a série B.

Outro time cotado para cair para a segundona foi o Avaí. E o previsto aconteceu. O time catarinense assim como o Atlético – PR não saiu nenhuma vez da zona de rebaixamento e depois de três anos disputando a série A, novamente volta a disputar a 2º divisão em 2012.

Esse foi o Campeonato Brasileiro de 2011. Cheio de emoções na últimas rodadas e sem muitas surpresas. Ganhou o time mais equilibrado e caiu os quatro times menos estruturados.
No próximo ano, voltam para a elite do Brasileirão, Portuguesa, Naútico, Ponte Preta e Sport.

Nenhum comentário:

Postar um comentário