Guarulhos

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Milton Cruz volta à formação campeã

Milton Cruz deverá colocar a formação tricampeã brasileira no São Paulo (Foto: João Neto/Vipcomm)

O site Jornalismo FC divulgou nesta quinta-feira (28), que o técnico interino do São Paulo, Milton Cruz, testou formações diferentes no treino da manhã. Tirou o famoso 4-4-2 que o São Paulo não se deu bem com apenas dois zagueiros e recolocou a formação campeã do Campeonato Paulista, Libertadores e Mundial em 2005, e a do tricampeonato brasileiro de 2006 a 2008.

Ele fez certo. Essa formação é a cara do São Paulo, a base do tricolor. Com três zagueiros, o time ganha consistência na defesa, coisa que a muito tempo eu não vejo no time. Lembro-me do time tricampeão brasileiro com Miranda, André Dias e Alex Silva, tomava pouquíssimos gols. Já a formação com apenas dois zagueiros é uma ‘mãe’. Toma gol de qualquer jeito. No alto, em baixo, de longe de perto. Os dois zagueiros não se entendem, sempre dão espaços ao meio campo dos times adversário. Tudo bem que os volantes devem ajudar, coisa que não estão fazendo.

Com a entrada de um terceiro zagueiro, o São Paulo fica com um na sobra, caso um adversário passe por um defensor, tem outro pra fazer a cobertura. É disso que eu gosto, um ajuda o outro. Acredito que quem ficará na sobra será o Rhodolfo. O melhor zagueiro do elenco do São Paulo. João Filipe jogará pela direita e Edson silva pela esquerda. 

Os laterais? Essa é a parte boa da história. Os atuais laterais do São Paulo tem um poder ofensivo. Cortêz e Douglas apoiam bastante o ataque, além de também estarem treinando a parte defensiva. Com três zagueiros, eles estarão livres para subir ao ataque e não se preocupar tanto defensivamente.

Volto a frisar que os dois volantes que entrarem jogando devem apoiar a zaga, mesmo com três homens. E o camisa 10 do time ajudar o ataque. Parece que o Jadson não é muito acostumado a isso.

Por fim, acho que a dupla de atacantes com Lucas e Luis Fabiano é a melhor de todas, desde 2005. Pelo menos nos nomes sim. Basta apresentar o bom futebol que cada um tem para dar resultados positivos ao São Paulo.

Agora, resta jogar para vermos como o time vai se comportar com essa nova formação. O primeiro teste é contra o Cruzeiro, neste sábado (30), às 16h20, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário