Guarulhos

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entrevista com Raí: um objetivo alcançado


Bate-papo com Raí (Foto: Silvio César)

Nessa meu pouco tempo trabalhando no ramo jornalístico já tive algumas ótimas experiências, outras, nem tanto. No inicio da minha faculdade eu disse: “Quando eu estiver formado e trabalhando na área de jornalismo quero entrevistar um dos maiores ídolos da história do São Paulo Futebol Clube, o Raí”. Realizei esse sonho antes do esperado. Nesta quinta-feira (30), tive a oportunidade e felicidade de entrevistá-lo, exclusivamente. Tipo um frente a frente com Raí.

Quando descobri que o ex-craque são paulino viria a Guarulhos, sabia que não poderia perder essa oportunidade. Logo me pautei para ir à palestra que ele iria conceder na Faculdade Espa. Como já conhecia um pouco da sua história de vida e carreira, não precisei estudar muito sobre o atleta.

Antes de ir à palestra, estava com o pensamento de que seria muito difícil falar com ele, já que é uma pessoa muito requisitada. Imaginei que ele fosse dar uma entrevista coletiva a todos os jornalistas presentes ao evento. E foi uma entrevista, porém, exclusiva, porque o único jornalista presente no evento era eu. Ótimo!

Confesso que quando ele entrou na sala, que eu já estava, passou um filme rapidamente pela minha cabeça. A conquista das Libertadores, o golaço de falta no Mundial, os golaços contra o Corinthians na final do Paulistão de 91 e sua volta em 98 sendo campeão em cima do rival.

Sentamos, frente a frente e então começamos a nossa conversa. Para iniciar, peguei as duas fotos do meu filho, que também se chama Raí, em homenagem ao craque e entreguei para que ele autografasse. No autógrafo ele escreveu: “Ao Raí, toda felicidade do mundo! Esse nome dá sorte”. Em seguida ele perguntou: “Cadê o Raí pra eu tirar uma foto com ele?”. Uma pena que fui a trabalho e não deu pra levá-lo.

Com a foto autografada (Foto: Silvio César)
Ele me explicou um pouco do que falaria na palestra dele. Em seguida perguntei sobre a importância da inserção dos jovens no mercado de trabalho (tema da noite); sobre os seus projetos sociais; sobre o panorama atual do futebol no Brasil; sobre a venda milionária de Lucas ao PSG (time francês em que Raí se destacou); e por fim, sobre a Copa do Mundo no Brasil. Uma agradável conversa.

Após o nosso bate-papo, ele tirou foto com alguns fãs, que compareceram por causa dele e assim iniciou a sua palestra, que, por sinal, é ótima. Na palestra ele fala da origem da sua família, o início da sua carreira profissional, os anos de São Paulo, Seleção Brasileira, Europa, fim da carreira de jogador e projetos sociais. Ele usa como exemplo as fases da sua vida e passa o aprendizado ao público. Liderança, comprometimento, união, nunca desistir e foco nos objetivos. Esses são alguns ensinamentos que ele passa a plateia.

E assim, atingi mais um objetivo na minha vida profissional. Mais um sonho que se tornou realidade. Isso só me fortalece para que eu possa continuar firme com minha carreira jornalística, realizando todos os objetivos traçados.

Um comentário: