Guarulhos

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Técnico de basquete do Suzano, Cadum lamenta a morte de Ary Vidal


O ex-jogador de basquete Ricardo Cardoso Guimarães, Cadum, hoje, treinador do time de Suzano, lamentou a morte do seu primeiro técnico na Seleção Brasileira, Ary Vidal, vítima de insuficiência renal e cardíaca na segunda-feira (28). Na manhã desta terça-feira (29), o responsável pelo título pan-americano de Indianópolis (EUA) foi enterrado no Rio de Janeiro.

“Fiquei muito triste com o falecimento de Ary Vidal. Da última vez que nos encontramos, ele estava sofrendo, estava muito mal. Agora está descansando. Foi uma grande perda para o basquete brasileiro”, comentou Cadum.

De acordo com Cadum, foi com Ary Vidal que ele teve a primeira chance na Seleção Brasileira de basquete, em 1978, na Seleção de Novos. Um ano seguinte, foi convocado para a Seleção de Adultos. “Ele (Ary Vidal) confiou e me levou. Graças a ele pude fazer parte de uma dos melhores times de basquete de toda a história”, contou.

Cadum se referiu ao time campeão Pan-Americano de 1987, que venceu os favoritos Estados Unidos, na final, pelo placar de 120 a 115. “Foi um jogo que a gente entrou para perder”, disse citando que a seleção dos EUA tinha um dos melhores times do mundo. O time americano nunca havia perdido uma partida jogando em seus domínios. “Fomos ter a noção da nossa vitória com o passar dos dias. Foi marcante”, lembrou.

Em cima de Oscar, Cadum segura a bandeira. Ary Vidal está no canto inferior direito (Foto: Divulgação/CBB)
O treinador de Suzano ainda evidenciou que Ary Vidal foi “o cara que trouxe novamente títulos da modalidade para o Brasil”, fazendo referência ao time de basquete masculino campeão mundial em 1959, no Chile. “Ele entendia muito de basquete, tinha uma grande visão de jogo e foi respeitado como treinador de uma das cinco melhores seleções do mundo”.

“Hoje, o basquete brasileiro perdeu um ícone. Um cara totalmente envolvido com a modalidade, referência para muitos jogadores”, concluiu Cadum. Além da Seleção de 1987, Ary Vidal comandou o time no mundial de 1978, medalha de bronze e as Olimpíadas de Seul (1988) e Atlanta (1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário