Guarulhos

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Escola Wanda escala atleta irregular e é eliminada da Olimpíada Colegial


Após julgamento, professor Moisés tenta se justificar a Comissão (Foto: Lucas Dantas)
Em julgamento realizado na tarde desta segunda-feira (23) na Secretaria de Esportes, a Escola Estadual Wanda Mascagni de Sá foi eliminada da Olimpíada Colegial Guarulhense. Na última sexta-feira, 20, em partida válida pela semifinal do Vôlei Mirim Feminino, contra o Colégio Marconi, a escola escalou uma atleta infantil (categoria superior) e venceu o jogo por 2 a 0. Infringiu o artigo 22 do torneio estudantil e o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
 
O professor de educação física da escola eliminada, Moisés Dias, responsável pela escalação da atleta, disse que a acusação não é verdadeira e que o seu time não jogou de forma irregular. “O pessoal que estava de fora achou que a atleta estava jogando, mas ela não participou. Eles fizeram isso, porque o Colégio Marconi é patrocinador da Olimpíada”, alegou Dias, referindo-se que a organização “ajudou” o Colégio Marconi. 

O advogado e presidente da Comissão Disciplinar da Olimpíada Colegial Guarulhense, Tadeu Corrêa, responsável pelo julgamento, informou que as providências foram tomadas após reunir todas as provas possíveis e ouvir todas as partes. 

“As provas apresentadas pelo professor Moisés foram temerárias. A comissão disciplinar concluiu que a escola Wanda utilizou uma jogadora irregular e considerou a escola como perdedora dos pontos da partida sendo eliminada da olimpíada e em seu lugar assumindo a escola Marconi que em tese teria perdido o jogo”, declarou Corrêa.

A aluna que teria jogado de forma irregular foi conhecida pelos funcionários da Secretaria de Esportes, pois já atuou pelas categorias de base da equipe de Guarulhos. 

Presidente critica atitude da escola

Além de advogado e presidente da Comissão Disciplinar da OCG, Corrêa é professor de educação física da Universidade de Guarulhos (Ung) e membro do Conselho Regional de Educação Física (Cref). Ele criticou a atitude do professor Moisés Dias, representante da Escola Wanda.

“Eu não admito um posicionamento como esse. Pra mim é uma falta de responsabilidade, atitude insana. É uma tremenda falta de ética de um profissional que utiliza meios ilícitos única e exclusivamente para obter um resultado positivo. Ele esqueceu que estamos em uma olimpíada colegial, onde estamos tratando com alunos que creditam aos seus professores a verdade dos fatos”, lamentou Corrêa.

Colégio Marconi comemora resultado

Após o resultado, representantes do Colégio Marconi comemoraram a “volta” a disputa. “Entramos na briga denovo”, declarou o professor de educação física, Domingos Monteiro. “Mas isso é o que menos importa. O importante é a lisura. O que ele fez foi errado”, concluiu Monteiro. O coordenador de esportes do Colégio também lamentou a atitude do adversário. “Professor que é professor não faz isso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário