Guarulhos

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Guarulhense é campeão do Grand Prix de Judô para Cegos e agora aguarda convocação para a Seleção Brasileira


Rosa exibe a medalha conquista no  Grand Prix (Foto: Lucas Dantas)


Após conquistar o Grand Prix Infraero de Judô para Cegos – Etapa final, no último sábado, 23, em Natal, o judoca de Guarulhos, Denis Rosa, aguarda a convocação para a Seleção Brasileira. Rosa já defendeu o Brasil e durante todo o ano vem se preparando para voltar à equipe. Aos 9 anos de idade, ele teve uma doença degenerativa nos olhos e hoje tem apenas 5% da visão. 
 
“Estou com a sensação de dever cumprido. Mostrei que estou bem e agora é só esperar se chamado para defender o Brasil Novamente”, disse o atleta. De acordo com Rosa, os treinadores da seleção avaliam os atletas pelo índice técnico. Enquanto a isso, ele está sossegado. No primeiro semestre, também foi campeão do Grand Prix.

Para conquistar a Etapa Final, o guarulhense lutou contra cinco atletas e venceu todos os combates por ippon (o golpe perfeito do judô). No entanto, por um instante durante a competição, ele achou que não ficaria com a medalha de ouro. 

“Logo na primeira luta fui desclassificado, pois peguei na perna do adversário, mas deu tudo certo, venci as outras e o título acabou vindo para mim”, lembrou. Na nova regra do judô, o atleta não pode mais pegar na perna do adversário. 

Segundo Rosa, o oponente mais difícil foi um lutador da cidade de Natal (RN), com quem realizou duas lutas. Na primeira, ele foi desclassificado, mas depois pôde mostrar suas técnicas. “Em minha opinião, ele era o melhor do grupo, mas consegui derrotá-lo”, afirmou. 

Rosa é faixa marrom e compete pela categoria leve, até 73 kg. Ele é atleta da Associação dos Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig) e Associação 9 de Julho de Judô. Neste ano, ele não participará de mais nenhum campeonato. “Sigo com os meus treinamentos, pois no próximo ano tem Mundial e eu espero estar entre os atletas que defenderão o Brasil”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário