Guarulhos

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Flamengo de Guarulhos completa 60 anos

Corvo ganhou o título mais expressivo de sua história em 2008 - Série A3 do Paulista (Foto: Divulgação/Arquivo)



O Flamengo de Guarulhos celebrou no dia primeiro de junho de 2014 60 anos de existência. Apesar da data histórica, o clube fundado pela carioca Guiomar Pereira Xavier não tem nada o que comemorar. Desde 2010, ano que se tornou parceiro do Corinthians, o time vem colecionando tropeços nas séries A2 e A3 do Campeonato Paulista. Neste ano, mesmo com uma das melhores folhas salariais do torneio, amargou a décima colocação.
 
Antigos torcedores e até o ex-presidente do clube, Ricardo Beires, lamentam a atual situação da equipe. Em recente entrevista a Folha Metropolitana, Beires afirmou que o time havia perdido a sua identidade com a parceria do Timão. “Parece que o Corinthians é quem manda”. Na gestão de Beires, o Flamengo conseguiu três acessos consecutivos indo da quinta divisão, em 1999, até a Série A2, em 2002. 
 
Apesar de Beires ser contra a sociedade entre os clubes, o atual presidente, Joaquim Mangueira, afirmou que a ajuda do Corinthians tem sido positiva, principalmente fora de campo. “Não conseguimos obter bons resultados, mas o Corinthians construiu refeitório, academia, paga jogadores e faz toda a manutenção que precisamos”, explicou.
 
De acordo com Mangueira, com o pouco dinheiro que o clube consegue arrecadar é para pagar as dívidas e ações trabalhistas. “Graças ao apoio do Corinthians, estamos liquidando”, disse. “Uma hora nosso parceiro vai embora e se a gente ficar com dívidas, não sei qual será o futuro do clube, por isso estamos acertando tudo”.
 
Mangueira informou que o contrato da parceria se encerra no final deste ano, mas está apalavrado entre as diretorias que se estenderá para o próximo ano, com possibilidade de prorrogação para 2016. “Vamos montar um time competitivo para subir [para a Série A2] no ano que vem”, garantiu o presidente. 
 
Comemoração passará “em branco” pela diretoria


Fanática torcida lamenta "esquecimento" da diretoria (Foto: Silvio Cesar)
A celebração de seis décadas não será comemorada pelo clube. “Tínhamos programado, mas abortamos a ideia com a queda no campeonato”, disse Mangueira. Quem fica triste por isso são os torcedores mais antigos. 
 
“Estou desanimado. Não sinto mais prazer de ir ao estádio e torcer pelo Flamengo. A gente chega lá, vai cobrar os jogadores, como é normal de qualquer torcida, e eles falam que estão fazendo um favor ao Flamengo, pois são do Corinthians”, disse Eduardo Black, presidente da torcida Invasão Rubro-Negra. Ele acompanha o Flamengo desde os três anos de idade. 
 
Líder da comando Rubro-Negro, Ednilson Nascimento, critica a diretoria. “Não temos uma diretoria ativa. O Flamengo foi entregue ao Corinthians. O clube não tem nenhum benefício. Não queríamos comemoração para torcida e sim que os diretores lembrassem do clube como ele deve ser lembrado por sua história”, afirmou.
 
Da várzea ao profissional, Flamengo do Tranquilidade tem história em Guarulhos

Equipe Tetracampeã de Futebol Amador de Guarulhos, em 1972 (Foto: Arquivo)
 
Apesar da atual fase, o Flamengo do Jardim Tranquilidade já alegrou muito os guarulhenses. Em um papo com a reportagem que durou mais de uma hora, Edson David, um dos fundadores do clube, falou com saudosismo e muito amor daquele que “fez parte da sua vida”.  
 
“Dediquei anos da minha vida ao clube. Tenho um carinho enorme por aquilo. Perdi chances de jogar em clubes grandes como São Paulo e Fluminense, porque amava a várzea. O Flamengo me fascinava”, contou.


Edson David, em 1965, aos 16 anos (Foto: Arquivo/Divulgação)
Entre os anos de 1969 e 1977, a equipe se consagrou heptacampeã do Campeonato Guarulhense de Futebol. David participou de todos os títulos vestindo a camisa 10 do Rubro-Negro. “Modéstia parte, eu era um craque. Fazia um lançamento de 40 jardas que ninguém fazia. Minha perna esquerda funcionava muito bem”.
 
Em 1979, o time profissionalizou, não obteve sucesso na quinta divisão do Campeonato Paulista e voltou ao amadorismo na década de 1990. De 1994 a 1997 conquistou mais quatro campeonatos em Guarulhos e em 1996, foi campeão Amador do Estado de São Paulo. Em 1998, voltou ao profissional, onde obteve sucesso. Em 2008, conquistou o título mais expressivo, quando ganhou o Paulista da Série A3 (Terceira Divisão). 


Curiosidade - Em 2003, o Flamengo recebeu um convite para viajar ao Líbano e enfrentar o campeão nacional Nejmeh Sporting Club, de Beirute. A equipe guarulhense venceu por 3 a 0. O destaque ficou por conta do atacante Bebeto, que atuou um tempo em cada equipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário